visitantes

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Tecnologia e Educação é sempre bom refletir...

Terminada a última guerra mundial foi encontrada, num campo de concentração nazista, a seguinte mensagem dirigida aos professores:

“Prezado Professor,
Sou sobrevivente de um campo de concentração.
Meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver.
Câmaras de gás construídas por engenheiros formados.
Crianças envenenadas por médicos diplomados.
Recém-nascidos mortos por enfermeiras treinadas.
Mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados de
colégios e universidades.
Assim, tenho minhas suspeitas sobre a Educação.
Meu pedido é: ajude seus alunos a tornarem-se humanos.
Seus esforços nunca deverão produzir monstros treinados ou
psicopatas hábeis.
Ler, escrever e aritmética só são importantes
Para fazer nossas crianças mais humanas.”

As tecnologias são importantes, mas apenas se soubermos utilizá-las. E saber utilizá-las não é apenas um problema técnico.

Ladislau Dowbor
Março de 2001

2 comentários:

SAMMYY MATÕES DO NORTE disse...

gostei do texto...muito bom

Vilma Lopes Araújo disse...

Revendo este texto, compreendi ainda mais o que o autor quer colocar em questão, é bom não esquecermos o principal, o foco, em qualquer ação educativa: A Aprendizagem. Então fica aí mais uma reflexão baseada no uso das tecnologias, estudar sempre é mt booomm!
Caro cursista, convidamos vocês a assistir respectivamente os vídeos http://www.opasso.com.br e http://www.youtube.com
Após assistir os vídeos, participe do fórum considerando os seguintes aspectos: cada um dos participantes do Bloco faz um movimento diferente para que o trabalho seja o que é. Será que, com computadores, podemos fazer coisa semelhante, delegando a cada membro do grupo (aluno) uma tarefa diversa para chegar a um trabalho que é de todos e de Cada um? Será que faz sentido desenvolver na escola um trabalho que resultará em aprendizagens e experiências diversas para os diferentes alunos? Será que há situações em que todos os alunos de uma mesma turma aprendem as mesmas coisas?
(Eis aqui a minha contribuição, e resolvi colocá-la como comentário da postagem original pelo fato da responsabilidade que tenho como professora: Viabilizar acesso à aprendizagem sem me desviar do foco...)
Olá caros colegas, um pouquinho atrasada para esta contribuição, mas vamos em frente!
Muito Interessante esta forma de verificar estratégias para vencermos dificuldades de aprendizagem, sim, dificuldades de aprendizagem, foi o que compreendi na Entrevista do Prof. Lucas onde este se refere ao Passo como um meio para vencer as dificuldades do trabalho inicial com crianças, foi em busca de estratégias que trouxesse perspectivas para o grupo alvo e, dentro dessa perspectiva utilizando recursos próprios, valorizando o que se tem de real dentro do tema a ser trabalhado e desenvolvido com êxito, proporcionando assim a formação do indivíduo envolvido no processo em questão.
De acordo com o que nos propõe o referido fórum, acredito que um trabalho com computadores possa vir a ser desenvolvido dentro desses parâmetros de delegar tarefas a cada membro do grupo envolvido, desde que haja todo um envolvimento antes para que cada um possa interagir com o tema a ser trabalhado de forma que a compreensão do que venha a ser discutido seja clara e perceptível às pesquisas e interesses cognitivos formando assim a conexão entre indivíduo e grupo para a socialização das idéias finais e conclusão do trabalho. Desta forma permite-se acesso a outros meios de pesquisa, claro se houver interesse e dedicação ao que se quer alcançar, o que nos remete ao último questionamento deste fórum, pois sabemos que existem alunos com diferentes níveis cognitivos, uns com rapidez em assimilar e ir à busca das pesquisas coesas dando aprofundamento e relevâncias ao objetivo proposto em determinada tarefa, e outros que não conseguem prosseguir desta forma necessitando de orientação voltada para vencer as dificuldades de acesso aos meios cabíveis e necessários à utilização, existindo ainda alunos que por falta de interesse mesmo e responsabilidade não desenvolvem, não avançam, prejudicando sua própria formação. Finalmente, para que tudo isso aconteça de forma positiva, se faz necessário por parte dos profissionais envolvidos, um planejamento com estudo centrado sob todos esses aspectos aqui mencionados. Então que todos nós possamos estar realmente voltados à pesquisa, à busca de meios como “O Passo” que nos auxilie a descobrir, valorizar o que temos de concreto para que assim possamos nos permitir e permitir aos nossos alunos acesso aos “meios” sem esquecer que o monitoramento dentro de qualquer trabalho ou atividade em desenvolvimento deve ser constante. Como afirma Moran (2003): ”tecnologias são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam”.
Um abraço a todos!