visitantes

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia do Professor!

Querido Mestre,
Trago-te um recado de muita gente.
Houve gente que praticou uma boa ação,
Manda dizer-te que foi porque
Teu exemplo convenceu.
Houve alguém que venceu na vida,
E manda dizer-te que foi porque
Tuas lições permaneceram
E houve mais alguém que superou a dor,
E manda dizer-te que foi a lembrança
De tua coragem que ajudou.
Por isso que és importante...
O teu trabalho é o mais nobre,
De ti nasce a razão e o progresso.
A união e a harmonia de um povo!
E agora... Sorria!!
Esqueça o cansaço e a preocupação,
Porque há muita gente pedindo a Deus
Para que você seja muito Feliz!!!

Parabéns pelo seu dia!!!!(Autor desconhecido)

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Gostaria de compartilhar aqui com os visitantes e seguidores do meu blog o quanto estou satisfeita em estar envolvida num estudo constante na tentativa de acompanhar essa nova maneira de enfrentar desafios na área profissional e para acompanhar os conteúdos das disciplinas de um curso bem planejado igual ao Tecnologias em Educação, rico em material básico e complementar proporcionando uma ampliação dos conhecimentos construídos ao longo de várias etapas do estudo se faz necessário o desenvolvimento ainda mais efetivo da habilidade e competência leitora para melhor compreensão dessa nova visão de mundo a qual adentra os ambientes escolares com o advento das tecnologias, modificando as linguagens, propondo novos padrões éticos e novas maneiras de apreender a realidade, onde cada vez mais a educação científica e tecnológica desempenha um papel fundamental nesse novo cenário mundial desafiando a alunos, professores e governantes.Todavia, a educação brasileira ainda precisa ampliar qualitativamente as iniciativas que estão em andamento para atender adequadamente às suas demandas na área, em alguns casos, problemas relacionados à formação inicial e continuada de professores e outros, intrínsecos ao currículo, no que, muitas escolas públicas brasileiras ainda carecem de estrutura básica para a prática de ciências e tecnologias. Vale ressaltar aqui a complexidade do estudo baseado nos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Tecnologias em Educação do E-Proinfo o qual viabiliza um espaço amplo para a pesquisa e a prática necessárias a um trabalho contextualizado do professor que necessita acompanhar a revolução tecnológica do mundo globalizado.
E, diante desse início de conversa a qual tomo como base para alicerçar o desenvolvimento do meu TCC, atrevo-me a deixar algumas questões trabalhadas e discutidas ao longo do curso ao qual me refiro, para que os visitantes e seguidores de plantão sintam-se à vontade em comentar:

QUEM É O PROFESSOR DO SÉCULO XXI?

QUE AÇÕES SÃO NECESSÁRIAS PARA QUE A ESCOLA PÚBLICA ACOMPANHE A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DO MUNDO GLOBALIZADO?

A ESCOLA QUE VIVEMOS NÃO É, COM CERTEZA, A ESCOLA QUE DESEJAMOS (cada um c/ sua realidade).O QUE FAZER PARA MUDAR ESTE CENÁRIO, QUANDO ALGUMAS INICIATIVAS INOVADORAS INCOMODAM EXATAMENTE ÀQUELES QUE DEVERIAM ABRIR ESPAÇO PARA A INSERÇÃO DAS TIC'S NA ESCOLA?

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

CASOS DE SUCESSO

SIAES - Sistema Integrado de Administração da Educação e Serviços
SENAI

Para o SENAI a SIGMA desenvolveu o SIAES - Sistema Integrado de Administração da Educação e Serviços. Isso porque era preciso aperfeiçoar a atividade de gestão dos cursos profissionalizantes mantidos pela entidade. Até então, cada escola possuía um sistema de gestão diferenciado com uma base de dados independente. Era preciso unificar todo o processo e promover a adequação à legislação atual da LDB- Lei de Diretrizes e Bases da Educação, além de outros dispositivos legais.

Com o SIAES foi possível. O programa começou a ser implantado em 2004. Hoje todas as 25 unidades do Paraná estão integradas. Com o modelo desenvolvido para o SENAI pela SIGMA as informações são centralizadas, precisas e detalhadas e o acesso é facilitado.

O coordenador do projeto no SENAI, Luciano de Freitas, afirma que o sistema foi fundamental para o objetivo de crescimento da nova gestão. "Significou um salto na questão tecnologia, qualidade e controle", diz.

Com o SIAES além da centralização de informações e integração do sistema, foi possível atender aos requisitos jurídicos da Legislação Educacional e as normas do Departamento Nacional do Senai e da Qualidade (ISO). A solução desenvolvida pela SIGMA foi tão bem aceita que será levada para outras escolas do SENAI em diversos estados do Brasil.



O QUE É O SISTEMA PARA GESTÃO ESCOLAR

O Nota10! nasceu da evolução de um projeto que foi desenvolvido para a Secretaria da Educação do Paraná, em 1997, depois de uma concorrência internacional vencida pela SIGMA.

A idéia inicial era ter uma ferramenta de gestão de toda rede pública de ensino com o uso de indicadores para que os recursos públicos, tanto financeiros quanto humanos, destinados à educação fossem utilizados da forma mais inteligente possível. Deu certo!

Com o Nota10! é possível atender às necessidades de gestão e planejamento da rede pública de ensino em qualquer nível, tanto de educação infantil, fundamental, médio, pós-médio e educação de jovens e adultos, além de ensino especial.

Hoje o produto está disponível em duas versões, uma para ser implantada na rede pública de ensino e outra utilizada também na educação profissionalizante em entidades como o SENAI e o SESI. Uma experiência tão bem sucedida que além do Paraná será implantada em outros estados.

O Nota10! é diferente de outras soluções e sistemas para área de gestão educacional porque implanta uma visão de rede para melhorar o sistema como um todo com o uso de indicadores de qualidade e com a prática constante de atingir metas. Todo o desempenho da rede escolar pode ser acompanhado.

O sistema proporciona uma visão integrada da educação, inclusive ajudando no planejamento escolar. Um dos pontos importantes é a utilização do mapeamento demográfico da população infantil. Assim é possível saber com precisão como distribuir os recursos e onde construir escolas, por exemplo.

O grande desafio, que motivou inclusive o projeto original, chamado SIE, é provar que com o mesmo orçamento é possível melhorar e muito a qualidade da educação como um todo. Fazer mais e melhor sem gastar mais por isso.

Um desafio vencido pela SIGMA e com reconhecimento também internacional. O sistema foi considerado a melhor solução para a gestão de redes de ensino públicas, reconhecido inclusive por auditores especializados do Banco Mundial.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Piada muito bem bolada...ótima!!!!!!!!!!

EM TEMPOS DE ELEIÇÃO NÃO PODERIA SER MELHOR!!!!


Um deputado está andando tranqüilamente quando é atropelado e morre.

A alma dele chega ao Paraíso e dá de cara com São Pedro na entrada.

-'Bem-vindo ao Paraíso!'; diz São Pedro

-'Antes que você entre, há um probleminha.

Raramente vemos parlamentares por aqui, sabe, então não sabemos bem o que fazer com você.

-'Não vejo problema, é só me deixar entrar', diz o antigo deputado.

-'Eu bem que gostaria, mas tenho ordens superiores. Vamos fazer o seguinte:

Você passa um dia no Inferno e um dia no Paraíso Aí, pode escolher onde quer passar a eternidade.

-'Não precisa, já resolvi. Quero ficar no Paraíso diz o deputado.

-'Desculpe, mas temos as nossas regras. '

Assim, São Pedro o acompanha até o elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno.

A porta se abre e ele se vê no meio de um lindo campo de golfe.

Ao fundo o clube onde estão todos os seus amigos e outros políticos com os quais havia trabalhado.

Todos muito felizes em traje social.

Ele é cumprimentado, abraçado e eles começam a falar sobre os bons tempos em que ficaram ricos às custas do povo.

Jogam uma partida descontraída e depois comem lagosta e caviar.

Quem também está presente é o diabo, um cara muito amigável que passa o tempo todo dançando e contando piadas.

Eles se divertem tanto que, antes que ele perceba, já é hora de ir embora.

Todos se despedem dele com abraços e acenam enquanto o elevador sobe.

Ele sobe, sobe, sobe e porta se abre outra vez. São Pedro está esperando por ele..

Agora é a vez de visitar o Paraíso.

Ele passa 24 horas junto a um grupo de almas contentes que andam de nuvem em nuvem, tocando harpas e cantando.

Tudo vai muito bem e, antes que ele perceba, o dia se acaba e São Pedro retorna.

-' E aí ? Você passou um dia no Inferno e um dia no Paraíso.

Agora escolha a sua casa eterna.' Ele pensa um minuto e responde:

-'Olha, eu nunca pensei .. O Paraíso é muito bom, mas eu acho que vou ficar melhor no Inferno.'

Então São Pedro o leva de volta ao elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno.

A porta abre e ele se vê no meio de um enorme terreno baldio cheio de lixo.

Ele vê todos os amigos com as roupas rasgadas e sujas catando o entulho e colocando em sacos pretos.

O diabo vai ao seu encontro e passa o braço pelo ombro do deputado.

-' Não estou entendendo', - gagueja o deputado - 'Ontem mesmo eu estive aqui e havia um campo de golfe, um clube, lagosta, caviar, e nós dançamos e nos divertimos o tempo todo. Agora só vejo esse fim de mundo cheio de lixo e meus amigos arrasados!!!'

O diabo olha pra ele, sorri ironicamente e diz:



-'Ontem estávamos em campanha.
Agora, já conseguimos o seu voto...'

Essa tem que ser repassada
(não quebrem a 'corrente')

VAMOS FAZER ESSA MENSAGEM CHEGAR
AO CONGRESSO NACIONAL.....
REPASSE PARA TODOS SEUS CORRESPONDENTES

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Acompanhando Inovações Tecnológicas...

O Blog da professora Vilma Araújo, é um espaço participativo e interativo criado a partir da necessidade de registrar, compartilhar e acompanhar as inovações contínuas do Séc. XXI procurando sempre retratar o cotidiano da profissão discutindo, entre outros assuntos, temas deste novo cenário educacional, como por exemplo, a inserção de mídias na escola.
Procurarei sempre estar atualizando os conhecimentos e curiosidades reproduzindo o meu ponto de vista e considerando a opinião dos visitantes e seguidores.
A criação deste espaço vem também permitir a contribuição para a discussão e desenvolvimento do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Tecnologias Educacionais no qual estou matriculada pela PUC - RJ em parceria com o MEC e aqui serão registrados vários momentos de construção do tema que ainda irei escolher, sempre trabalhando colaborativamente, em especial, nestes ambientes de aprendizagem.

domingo, 20 de junho de 2010